Conheça a Aiocá Produções

A Aiocá Produções é uma produtora cultural e audiovisual sediada na periferia de Salvador, criada em 2017 e dirigida por uma mulher autista. Nossa atuação é atravessada por memórias, ancestralidades e identidades, e se traduz em projetos autorais e colaborativos que promovem a cultura afro-brasileira, os direitos sociais e a força criativa das margens.

Nosso trabalho vai do desenvolvimento à finalização de obras, passando por todas as etapas da produção audiovisual. Também realizamos projetos educativos, formativos e de fomento à arte em diálogo com comunidades e territórios.

An individual is sitting alone in a dimly lit, old-style cinema theater with rows of empty red seats. A black-and-white film is being projected on a small screen at the front, displaying a close-up of a person's face. The walls are painted in a faded green color, and there are visible signs of wear and age.
An individual is sitting alone in a dimly lit, old-style cinema theater with rows of empty red seats. A black-and-white film is being projected on a small screen at the front, displaying a close-up of a person's face. The walls are painted in a faded green color, and there are visible signs of wear and age.

Sabrina Andrade

Sabrina Andrade é Bacharela em Artes - Cinema e Audiovisual pela UFBA, e diretora da Aiocá Produções. Foi produtora e diretora da série Sertão Divino (Origem Produtora), para TV Band/Ancine FSA (2024-25). Em 2021, dirigiu o documentário “Memórias Perdidas”, premiado duas vezes como Melhor Filme Nacional (Júri APC e Júri Popular) do XVII Panorama Internacional Coisa de Cinema, como Melhor Direção e Melhor Fotografia do Festival Cine Virada, e recebeu o Prêmio SescTV Apresenta pelo 7º CineBaru, e selecionado para representar o Nordeste no Artistas de Impacto 2023. Direção do curta-metragem “Cartografia de Nós” (estreia em 2025). Semifinalista do Festival de Roteiros ROTA (Festival de Roteiros Audiovisuais) - Longas Documentais , com o longa “Pedra de Escândalo”. Produziu o projeto “Palavras Bordadas”, realizado em 2024 no SESC Teresópolis, através do Edital Sesc Pulsar 2024. Produtora do 1º Festival de Cinema de Itaperuna (2024). Dirigiu e produziu a Websérie Musical FEAT_SSA (2021). Dirigiu o documentário “Cartografia de Nós”. Foi Pesquisadora, Produtora e Assistente de Direção do documentário “Cidade Porto”. Coordena a Mostra de Cinema Africano - Espelhos d’África e o Incuba Filmes. Pesquisadora, Assistente de Direção e produtora do telefilme documental “Arembepe” (TVE Bahia), e da série documental “Saberes Passados”. Dirigiu o filme documentário “Nkenda”, em 2019, a partir de residência artística em Produção Cinematográfica e Criação de Roteiro no Yoruba Institute for Art and Culture Ikeja/Nigéria. Foi Assistente de Produção Executiva do filme “A Luta do Século”, de Sérgio Machado (Prêmio de Melhor Filme Festival do Rio). Dirigiu, fotografou e editou o Álbum Visual DUDU, de Harlei Eduardo (2022). Foi Assistente de Produção Executiva e de Roteiro do Núcleo Criativo Ondina Filmes de desenvolvimento de roteiros, com nomes como Sérgio Machado, Wagner Moura e Lázaro Ramos.

Contato

sabrinaasvieira@gmail.com

Wendel Medina

Bel. em Administração de Empresas pela Faculdade da Cidade do Salvador. Bel. em Artes - Ênfase em Cinema e Audiovisual pela UFBA. Coord. de Produção e Curador da Websérie Musical FEAT_SSA. Pesquisador e editor da série Sertão Divino, da Origem Comunicação, a ser veiculada pela TV Band. Produtor Executivo, Técnico de som e Sound Designer do premiado documentário “Memórias Perdidas” (27 min), lançado em 2021. Técnico de Som e Sound Designer dos Documentários “Além da Lona” (22 min) e “O Teatro é do Povo” (47 min). Curador e coordenador de produção da Mostra de Cinema Africano – Espelhos d’África. Produtor dos projetos de formação Palavras Bordadas, realizado em 2024 no SESC Teresópolis, e Transbordar. Foi Coordenador III da Diretoria das Artes (Assessoria Técnica) na Coordenação de Música da FUNCEB de 2015 a 2020. Membro das comissões de seleção dos editais públicos estaduais do Carnaval Pipoca e Pelô-2018 a 2020. Presidente da Comissão II de seleção dos Editais de Música da Lei Aldir Blanc Bahia (2020). Membro das Comissões de Seleção e Recursal do Edital Calendário das Artes (2020-FUNCEB). Parecerista técnico do edital público estadual Fazcultura de 2015 a 2020. Produtor do Programa Mapa Musical FUNCEB na Rádio Educadora FM (2016 a 2017). Assist. de Produção do Cortejo das Filarmônicas nos Desfiles 2 de Julho - FUNCEB (2016 a 2017). Coordenador e Produtor do Cortejo das Filarmônicas nos Desfiles 2 de Julho - FUNCEB (2018). Assist. de Produção Intercâmbio Cultural no Pelourinho - BAHIA/EUA (2015). Assistente de Produção dos shows de lançamento da coletânea do Mapa Musical. Assistente de Produção do Lançamento do Pouso das Artes FUNCEB (2017). Assistente de Produção do Evento de Inauguração da CENTRAL DAS FILARMÔNICAS, sede da Federação das Bandas Filarmônicas do Estado da Bahia. (2017). Assist. de Produção dos shows de Lançamento da I Coletânea do Mapa Musical da Bahia da FUNCEB (2015). Pesquisador Membro do Grupo de pesquisa Cultura e Interculturalidades: Saberes, Práticas e Políticas Culturais – CISAIS/IHAC (UFBA) de 2014 a 2015. Técnico de Som Direto do Documentário 100 anos do Terreiro Bate-Folha (2017).

Contato

medina2410@gmail.com

Nosso Histórico

a group of people sitting in a dark auditorium
a group of people sitting in a dark auditorium
2023
2024

Produção do projeto Palavras Bordadas - 1ª e 2ª edições (SESC Teresópolis/RJ e Comunidade Remanescente de Quilombo Praia Grande - Ilha de Maré/Salvador).

Produção da 2ª edição da Mostra de Cinema Africano - Espelhos d'África (Salvador, Vitória da Conquista e Porto Seguro).

Co-produção do projeto "Linhas da Independência" - MAM/BA.

2025

Co-produção do Documentário "Cartografia de Nós".

Produção do projeto Palavras Bordadas - 3ª edição (Conjunto Penal Feminino/Salvador)

Produção da Feira Maré Literária - 1ª edição (Novembro de 2025)

Produção do FESTIN - Festival Multicultural Infantil Rio-Interior - 1ª edição (Outubro de 2025)

Co-produção do projeto Incuba Filmes 2025.

2022

Seleção para o evento "Artistas de Impacto" 2023, edição Nordeste.

Produção do projeto Transbordar - 2ª edição (Salvador).

Seleção para a Incubação de Produtoras de Áudio - Vale do Dendê e Spotify.

Produção do Álbum Visual "DUDU", do artista Harlei Eduardo.

Produção do projeto Transbordar - 1ª edição (Salvador).

2021

Produção do curta-metragem documental "Memórias Perdidas".

Produção do curta-metragem documental "Além da Lona".

Produção do curta-metragem documental "O Teatro é do Povo".

2020

Co-produção do projeto de pesquisa e desenvolvimento para o documentário de longa-metragem "Nos Passos do Rei".

Co-produção do projeto Incuba Filmes 2020.

2019

Produção da 1ª edição da Mostra de Cinema Africano - Espelhos d'África.

Produção do curta-metragem documental "Nkenda" (Brasil/Nigéria).

2018

Produção do projeto "Bordando Sonhos".

Produção do Brazilian Film Festival no Yoruba Institute for Art and Culture (Ikeja/Nigéria).

2017

Prestações de serviços diversos para os projetos:

DOC Comunidade.

Bonecos Gigantes Invadindo o Oeste.

Sarau da Imprensa.

Núcleo Criativo Ondina Filmes.

Contato

A aiocá produções é sediada em Salvador/BA.

E-mail

aiocaprodutora@gmail.com

Telefone

71 9 9108-0328

Large, bold white letters spell out 'CINEMA & CO.' on a black, corrugated metal shutter. The background appears industrial and slightly weathered, suggesting a closed or private cinema or entertainment venue.
Large, bold white letters spell out 'CINEMA & CO.' on a black, corrugated metal shutter. The background appears industrial and slightly weathered, suggesting a closed or private cinema or entertainment venue.